DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Efeitos do cigarro no corpo

De 8 em 8 segundos morre uma pessoa devido ao tabagismo. As pesquisas indicam que começam a fumar na adolescência (como ocorre em mais de 70% dos casos) e continuam a fumar por duas décadas ou mais morrem 20 ou 25 anos mais cedo do que aquelas que nunca acenderam um cigarro. Não é somente o câncer de pulmão ou uma doença do coração que causa graves problemas de saúde e morte. Aqui estão alguns efeitos menos divulgados do uso do fumo – da cabeça aos pés

1 – Perda de Cabelo
O fumo debilita o sistema imunológico, deixando o corpo mais vulnerável a doenças como lupus eritematoso, que provoca perda de cabelo, ulcerações na boca e exantemas no rosto couro cabeludo e mãos.

2 – Cataratas
Acredita-se que o fumo causa ou agrava várias doenças dos olhos. Os fumadores acusam uma incidência de 40% maior de catarata, uma perda de transparência no cristalino que bloqueia a luz e pode levar à cegueira. O fumo causa cataratas de duas maneiras: irritando os olhos e libertando nos pulmões agentes químicos que depois chegam aos olhos, levados pela corrente sanguínea. O tabagismo está relacionado também com a degeneração macular dos idosos, uma doença incurável dos olhos causada pela deterioração da parte central da retina, denominada mácula. A mácula é responsável pela focalização central da visão e controlo a nossa capacidade de ler, dirigir automóvel, reconhecer rostos ou cores e ver detalhes dos objectos.

3- Formação de rugas
O fumo envelhece a pele prematuramente, removendo proteínas que lhe dão elasticidade privando-a de Vitamina A e restringindo a circulação do sangue. A pele do fumador é seca, áspera e enrugada, especialmente ao redor dos lábios e dos olhos.

4- Perda de audição
Com o uso do fumo cria placas nas paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo o fluxo de sangue para o interior do ouvido, o fumador pode perder audição mais cedo do que os não fumadores e é mais susceptível à perda de audição causada por infecções dos pavilhões auriculares ou ruídos fortes. O fumador tem também três vezes mais probabilidade do que os não fumadores de contrair infecções do labirinto que podem levar a outras complicações, tais como meningite e paralisia facial.

5- Câncer de pele
O uso do fumo, embora não cause melanoma (forma por vezes letal de câncer cutâneo) aumenta as probabilidades de morte por essa causa. Os fumadores apresentam um risco 2 vezes maior de contrair câncer das células escamosas cutâneas – um câncer que provoca na pele o aparecimento de escamas e erupções avermelhadas.

6- Deteriorização dos dentes
O fumo interfere na química da boca, criando excesso de tártaro, amarelando os dentes e contribuindo para a sua deteriorização. Os fumadores têm probabilidade uma vez e meia maior de perder os dentes.

7 - Efisema
Além do câncer pulmonar, o uso do fumo causa efisema, uma dilatação e ruptura dos alvéolos pulmonares que reduz a capacidade dos pulmões de receber oxigénio e expelir dióxido de carbono. Em casos extremos, uma traquiotomia permite ao paciente respirar. Faz-se uma abertura na traqueia e o ventilador força a entrada do ar no pulmão. A bronquite crónica cria uma acumulação de muco purulento, resultando em tosse com dores e dificuldade de respirar.

8 – Osteoporose
O monóxido de carbono, o principal gás venenoso liberado como escape dos automóveis e fumo do tabaco, aglutinam-se mais rapidamente com o sangue do que com o oxigénio, reduzindo em até 15% a capacidade do sangue do fumador inveterado de transportar oxigénio. Devido a isso, os ossos do fumador perdem densidade, fractura-se mais facilmente e levam até 80% mais tempo para se recuperarem.
Os fumadores podem ser também mais susceptíveis a problemas da coluna vertebral: um estudo mostra que os operários que fumam têm 5 vezes mais probabilidades de sofrer dores lombares após um ferimento.

9 – Doenças cardíacas
Uma a cada três mortes no mundo deve-se a causas cardiovasculares. O uso do fumo figura entre os principais factores de riscos associados a doenças cardiovasculares. Essas afecções matam mais de um milhão de pessoas por ano nos países em desenvolvimento. As doenças cardiovasculares relacionadas com o tabagismo matam mais de 600 mil pessoas por anos nos países desenvolvidos.
Fumar acelera os batimentos cardíacos, eleva a pressão sanguínea e aumenta o risco de hipertensão e obstrução das artérias, vindo, com o tempo, a causar ataques cardíacos e derrame cerebral.

10 – Úlcera Gástrica
Fumar reduz a resistência às bactérias que causam úlcera gástrica. Além disso, compromete a capacidade do estômago de neutralizar ácidos após uma refeição, deixando o ácido atacar o revestimento estomacal. As úlceras dos fumadores são mais difíceis de tratar e têm mais probabilidade de ocorrer.

11 – Descoloração dos dedos
O alcatrão contido na fumaça do tabaco acumula-se nos dedos e nas unhas, deixando-as manchadas com um castanho amarelado.

12 – Câncer uterino e abortamento
Além de aumentar o risco de câncer cervical e uterino, o fumo cria problemas de fecundidade para as mulheres bem como complicações durante a gravidez e no parto. Fumar durante a gravidez aumenta o risco de bebés com peso baixo e de futuras consequências nocivas para a saúde. O abortamento é duas a três vezes mais comum em fumadores, o mesmo ocorrendo com as perdas feto devidas à privação de oxigénio e as anormalidades da placenta introduzidas pelo monóxido de carbono e pela nicotina.
A síndrome de morte súbita do lactente também está associada com o uso do fumo. Ademais fumar pode reduzir os níveis de estrogénio causando menopausa prematura.

13 – Deformações dos espermatozóides
Fumar pode deformar os espermatozóides e danificar o seu DNA, facto que poderia causar abortamento ou defeitos congénitos. Alguns estudos mostraram que os homens que fumam têm maior risco de gerar filhos sujeitos a contrair câncer. Fumar diminui também a contagem de espermatozóides e reduz o fluxo de sangue para o pénis, o que pode causar impotência. A infertilidade é mais comum entre os fumadores.

14 – Psoriase
O fumador tem duas a três vezes mais probabilidade de contrair psoriase, uma afecção inflamatória cutânea não contagiosa que causa o aparecimento de pálpulas avermelhadas com secreção pruriente em todo o corpo.

15 - Doença de Buerger
A doença de buerger, também chamada de tromboangeíte obliterante, é uma inflamação das artérias, das veias e dos nervos das pernas, principalmente, causando restrição do fluxo sanguíneo. Não tratada, a doença de buerger pode resultar em gangrena (necrose de tecidos do corpo) e amputação das áreas comprometidas.

16 – Câncer
Já foi demonstrado que mais de 40 elementos contidos no tabaco causam câncer. O fumador tem de 16 a 22 vezes mais probabilidades de contrair câncer pulmonar que os não fumadores. Segundo diversos estudos, quanto mais tempo uma pessoa fuma maior é o risco de contrair diversas outras forma de câncer, inclusive canceres do nariz (duas vezes), da língua, da boca, das glândulas salivares e da faringe (6 a 27 vezes), do esófago (8 a 10 vezes), da laringe (10ª 18 vezes), do estômago (2 a 3 vezes), dos rins (5 vezes), da bexiga (3 vezes), do pénis (2 a 3 vezes), do pâncreas (2 a 5 vezes), do cólon e do recto (3 vezes), e do ânus (5 a 6 vezes).
Alguns estudos mostraram também uma ligação entre o tabagismo e o câncer de mama.