DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

sábado, 1 de dezembro de 2007

O limão

Quem não ouviu falar das propriedades medicinais do limão e dos seus benefícios para a saúde? Ao longo dos anos a História tem sido testemunha da utilização deste valioso citrino, para fins curativos.
Desde tempos imemoriais que o limão tem sido um dos frutos mais utilizados pelo Homem.

O LIMÃO E A VITAMINA C
Entre todos os citrinos, o limão é um dos melhores fornecedores de vitamina C ao nosso organismo. A vitamina C (ácido ascórbico), pertence ao conjunto das vitaminas essenciais e hidrosolúveis. O nosso corpo, ao contrário dos animais, não pode autoabastecer-se e necessita adquirir esta vitamina através da alimentação. Segundo estudos efectuados num hospital de Londres, chegou-se à conclusão que a quantidade de vitamina C, que o nosso organismo necessita diariamente corresponde a 20 mg por Kilo de peso. Tudo o que se tomar a mais, é eliminado.

A falta de vitamina C tem como primeiros sintomas um cansaço e esgotamento constante, a cicatrização de feridas torna-se mais lenta e difícil e é mais fácil contrair doenças infecciosas devido à debilidade do sistema imunológico.
Deve-se evitar consumir esta vitamina em excesso, já que pode produzir, ainda que muito raramente, erupções cutâneas e tonturas com vómitos; demasiada vitamina pode irritar o aparelho excretor produzindo diarreia, como uma forma de defesa do organismo.
A vitamina C pertence ao grupo das vitaminas protectoras das células, repele e reforça as células para que os radicais livres não as degenerem em células cancerígenas. Isto é especialmente importante para os fumadores que, com cada aspiração do cigarro, adquirem cerca de uns cem bilhões destas partículas. De imediato aparecem os radicais livres que se dirigem ao seu campo de destruição e atacam as paredes das células até conseguir entrar e causar estragos no ADN e desencadear a partir daí a sua pratição. Por isso todos os fumadores deveriam ter na sua dieta uma dose diária de vitamina C para fortalecer o sistema imunológico.
A vitamina C também está indicada contra doenças cardíacas e do sistema circulatório. Uma má alimentação com excesso de gorduras e a falta de exercício produzem um alto grau de colesterol LDL. A vitamina C consegue reduzir o alto nível de colesterol no sangue, a calcificação dos vasos sanguíneos e prevenir o consequente enfarto do miocárdio.
Diferentes estudos realizados, demonstraram que tomando diariamente 300 mg de vitamina C, as mulheres reduzem o risco de enfarto num 25% e os homens num 45%.

O ácido Cítrico é o único ácido que combate ácido úrico