DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

domingo, 11 de novembro de 2007

PLANTAS MEDICINAIS

As plantas medicinais são o remedios mais antigos da Humanidade. Todas as culturas se serviram de recursos vegetais para tratar doenças e infecções de uma forma natural. Não são apenas os partidários da medicina alternativa que estão interessados em investigar as suas propriedades; os grandes laboratórios farmacêuticos também o estão, porque mais de metade dos fármacos que encontramos no mercado são feitos com plantas medicinais. Em função dos pricínpios activos que se pretenda aproveitar, utiliza-se uma ou outra parte da planta e determina-se o momento da sua colheita e a forma de preparação (infusão, cocção,marceração)

Infusão: consiste em deitar num recipiente com água a ferver plantas cortadas (secas ou frescas) e deixar repousar uns 10 ou 15 minutos. É fundamental tapar o recipiente.

Cocção: Este processo permite extrair mais substância das plantas medicinais.Consiste em cozer as raízes ou caules durante o tempo que a receita recomende.

Maceração: Neste caso deixam-se repousar as flores, folhas, sementes, cascas ou raízes da planta em substância líquidas (óleo,água,álcool...) Graças a este processo amolecem e extraem-se as partes solúveis.