DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Os grupos sanguíneos:base da sobrevivência

Os quatro grupos sanguíneos. A descoberta dos grupos sanguíneos e do seu significado para a vida humana é atribuída ao médico austríaco Kral Landsteiner. Graças a Ele, sabemos hoje quais os grupos sanguíneos compatíveis com o nosso ou, pelo contrario, os que podem ser prejudiciais:

  • O grupo do sangue A contém anticorpos destinados a combater o sangue do grupo B. O que, concretamente, significa que pessoas com o grupo sanguíneo A não suportam uma trnsfusão de sangue do grupo B.
  • O sangue do grupo B, por sua vez , contém anticorpos que reagem contra o sangue do grupo A, o que, concretamente, significa que pessoas do grupo sanguíneo B rejeitam transfusões de sangue do grupo A.
  • O sangue do grupo AB não possui anticorpos contra nenhum dos restantes grupos sanguíneos. Os indivíduos do grupo sanguíneoAB são compatíveis com todos os restantes grupos sanguíneos, sendo, por essa razão, os chamados receptores universais. No entanto, o grupo AB contém antigénios dos grupos A e B, os quais , por sua vez, activam os anticorpos correspondentes dos grupos A e B. Isto significa que, se uma pessoa com o grupo sanguíneo A ou B for objecto de uma transfusão de sangue do tipo AB, o pode ser seus anticorpos activar-se-ão imediatamente para atacar o sangue recebido. Por outras palavras: o sangue do grupo AB apenas pode ser administrado a pessoas do mesmo grupo sanguíneo.
  • Com o grupo sanguíneo O ocorre precisamente o contrario. Este contém anticorpos tanto contra o grupo A como contra o grupo B. Ttrata-se de um sangue particularmente agressivo, já que qualquer tipo de transfusão, seja ela com sangue do tipo A, B, ou AB, é alvo de um ataque de anticorpos. Tal significa que o grupo O é o que melhor se adequa à doação de sangue. No entanto, enquanto receptor, revela-se particularmente intolerante.
  • As pessoas do grupo sanguíneo O só podem ser objecto de transfusões de sangue do grupo O.
Portanto os indivídos potadores de sangue O são denominados doadores universais.Não podem receber sangue de nenhum outro grupo: só do próprio grupo O.
O grupo AB, por sua vez, pode receber sangue de qualquer outro; dai os indivíduos pertencentes a esse grupo serem denominados receptores universais.



"Antes da administração de uma transfusão de sangue, são sempre feitas provas de compatibilidade entre glóbulos do dador e o soro ou plasma do receptor.
O sangue só é administrado se as provas de compatibilidade forem negativas.
Os grupos sanguíneos são constituídos por antigénios que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antigénio está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene poderá ser transmitido para a próxima geração.
O gene é uma unidade fundamental da hereditariedade, tanto física quanto funcionalmente.O indivíduo do grupo AB é possuidor de um gene A e de um gene B, tendo sido um herdado da mãe e o outro do pai. Ele possui nos seus glóbulos vermelhos os antigénios A e B, e o seu fenotipo é AB. No caso do grupo 0, foi herdado do pai e da mãe o mesmo gene 0. O gene 0 é amorfo, isto é, não produz antigénio perceptível. As células de grupo 0 são reconhecidas pela ausência de antígénio A ou B." (fonte- Instituto Português do Sangue)