DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

A NATUREZA TEM RAZÃO

«O melhor médico é a natureza porque cura três quartos das doenças... e nunca diz mal dos colegas!» Galeno, um dos médicos de génio,viu muito bem as coisas- com modéstia e humor.
A teoria ainda é válida hoje em dia. Os médicos, por vezes, admiram-se por verem curar um doente, sem razão aparente, quando já tinham perdido as esperanças e acabado com os tratamentos. Houve ajuda da natureza.
Os mais sensatos admitem esta concorrência leal e reconhecem-lhe a assinatura e os feitos.
Até as doenças mentais deveriam receber intervenções da natureza. Segundo novas teses- devidas à «anti-psiquiatria»-as perturbações mais graves do espírito deviam recuperar-se, em grande parte, sozinhas, se não fossem contrariadas,frequentemente, por tratamentos brutais. O melhor médico é o mais prudente, o que não pretende contrariar a natureza para avançar mais depressa, mas, pelo contrario, o que ajuda, o que lhe dá o auxílio que lhe permite que o restabelecimento seja total e em profundidade.
Acho que a melhor qualidade de qualquer ser Humano que consagra a vida a tratar dos outros, seja médico ou fitoterapeuta, é a de ter a consciência dos limites.
Confúcio,cuja sabedoria foi aceitar a condição Humana com humildade, dizia:«A verdadeira ciência é saber que sabemos o que sabemos e sabermos que não sabemos o que não sabemos» Não pecar nem por vaidade nem por timidez, é o critério do bom médico.