DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Previna o câncer de mama

O tumor de mama quando descoberto no inicio significa cura definitiva em 90% dos casos. Existem três formas de detectar um câncer inicial de mama: o auto-exame, o exame médico periódico e a mamografia após os 35 anos. O auto-exame é quando a própria mulher toca sua mama para tentar achar alterações que possam indicar alterações que possam indicar o câncer. O auto exame deve ser realizado uma vez por mês após a menstruação. Em mulheres que não menstruam mais, o exame deve ser realizado no primeiro dia de cada mês.

Durante o exame a mulher deve procurar: caroços duros que não causam dor; saliência ou afundamento da pele; inchaço na mama; modificação na posição do bico ou ferida ao redor; perda de sangue ou liquido pelo bico da mama.
Quando a mulher encontrar qualquer alteração, deve buscar ajuda médica imediata e não se alarmar, nem todas as alterações da mama significam câncer.

Auto exame das mamas:
• Olhar os seios no espelho: com os seios para baixo, procure algum inchaço, afundamento da pele ou alteração do bico do peito. Levante os braços e olhe novamente.
• Apertar o bico do peito: apertar suavemente o bico do peito para observar se sai algum liquido.
• Apalpar a mama: deite de costas, com a mão direita atrás da cabeça. Com a mão esquerda, apalpe suavemente o seio direito, fazendo círculos de fora para dentro para sentir a presença de algum caroço. Aperte debaixo do braço para ver se tem alguma íngua. Troque o braço e repita a apalpação na mama esquerda.