DIREITOS DE AUTOR

CASO DESEJE REPRODUZIR ALGUM OU ALGUNS DESTES TEXTOS, POR FAVOR CITE A FONTE.
A TRANSGRESSÃO DESSA NORMA IMPLICA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR E DAS LEIS CÁRMICAS. OBRIGADO.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

zingiber officinale (gengibre)


Classificação cientifica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Liliopsida
Ordem:Zingiberales
Família:Zingiberaceae
Género:Zingiber
Espécie: Zingiber officinale
Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1m de altura. Suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Possui sabor picante.
Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de"Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua acção mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, explindo o frio.
Na medicina Ayurvédica, o Zingiber officinale é conhecido como" medicamento universal"
Recentemente, a OMS(Organização Mundial da Saúde) reconheceu a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas,confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
USOS MEDICINAIS
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.Banhos e compressas quentes de gengibre são indicadas para aliviar sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e um tipo de câncer.
Um outro estudo tabém mostra que o gengibre pode acelarar o metabolismo, queimando calorias e, desta forma, auxiliando no tratamento da obesidade.
DAREI RECEITAS NA PROXIMA PUBLICAÇÃO.